Senhora - José de Alencar

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Senhora – José de Alencar

Sinopse:
Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.

Resenha e Comentários:
(Desculpe, mas eu coloquei um monte de Spoiler) =/

Tinha vontade de ler esse livro há muito tempo e enfim eu li, gostei bastante da história. Segundo o autor a história é verídica e é interessante lermos um livro como romance de época brasileiro, ainda mais sendo um homem. O livro me surpreendeu do inicio ao fim, apesar de já terem me contado algumas partes da história, mas vendo a maneira de Aurélia agir... é diferente de vários livros que já li. Surpreendente, poderia eu dizer.
 O livro conta a história de Aurélia que resolve comprar um marido por 100 contos de réis. Alguém que ela conheceu no passado, mas ele não poderia saber que tinha sido ela. Ele estava noivo de uma moça, ela paga o dote do casamento para que ela pudesse se casar com alguém que ela ama. Assim, ele estaria livre. O tio dela oferece a proposta e Fernando aceita, mas pede 20 contos adiantados. A quantia lhe é paga, e quando ele conhece sua noiva, assim que vê Aurélia Camargo acha que o destino lhe sorriu. Ela, na frente das outras pessoas, dá impressão de que eram jovens apaixonados. O casamento acontece e ela lhe diz:
“ voce um homem vendido e eu uma mulher traída.” – assim ele descobre que aquele casamento era como uma vingança e ele não poderia fazer nada. Apenas obedecer Aurélia e fingir para os outros que tinham um bom casamento. Aurélia não cansava de dizer para ele que nunca poderiam se amar. Fernando, que antes não era pontual no serviço, começa a ir trabalhar no horário certo para poder se ver livre da humilhação por um tempo e ele tinha um objetivo para isso também.
Aurélia tinha um sentimento muito possessivo por Fernando, ele era dela, ela o havia comprado e ninguém poderia tirá-lo dela. Ela nunca deixa transparecer os sentimentos verdadeiros de seu coração. Aurélia não dançava, mas sempre fazia a dança dos casados. Por que assim os jovens ficariam tristes por não terem convidado a moça que queriam e os casados pudessem desfrutar de um momento já que quase não dançavam, ela era a única que não dançava. Um dia, uma senhora disse que era deveria dançar com Fernando, ela tentou escapar, mas a mulher com alguns argumentos acabaram por convence-la. Ela encontra uma fitinha com a letra A dentro das coisas dele, ela enciumada rasga a fitinha toda.
Quando eles dançaram, gostei bastante dessa parte, Aurélia queria dançar em ritmo apressado e as pessoas começaram a ficar embaraçadas as suas vistas. Havia apenas ela e o Fernando. Ele com a mão em suas costas lhe segurando, mas nunca deixando-o diminuir a velocidade. Ela queria voar ali... mas acaba por desmaiar e Fernando é quem a segura. Todos ficam preocupados com ela e Fernando a leva para o quarto. Ele senta junto dela, e a vê enfraquecida como da vez que ele a viu no quarto. Fica preocupado, mas ela logo se recupera com seu humor habitual. Nesse momento, ela começa por soltar algumas coisas e ele vê um quadro dele pintado de quando ele haviam se conhecido. Ela lhe mostra e diz que aquele lá era o seu amor. Ele sai do quarto deixando-a sozinha.  No fim do livro, ele some por algumas horas e não aparece para jantar, ela fica preocupada, mas sabia que ele não poderia ir porque ela o havia comprado. Ele chega e vai até o quarto dela, o lugar onde ela lhe disse a verdade sobre o casamento, não se importa. Ele entrega para ela os oitenta mil reis que era tinha dado a ele, e entrega o resto do dinheiro, que ele havia conseguido por seus méritos e antes de ter se casado com ela. Ela sem saber o que fazer, fica calada. Ele pede a carta de que ele era um homem livre. Ela diz onde está porque tem medo de se mexer e cair. Ele pega, rasga a carta e quando vai saindo, já que não poderia haver amor ali, diz para ela viajar para que as pessoas não comentem tanto. Assim que ele vira as costas ela o chama. Ele se vira, ela se ajoelha nos pés dele e pede que ele a ame como ela o ama. Ele levanta ela do chão e a beija. Depois de 11 meses de casados, eles enfim de tornam marido e mulher.
Esse livro é: *****

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!