Um Dia - David Nicholls

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Um dia eu leio um dia... e então...

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Link: Skoob / Goodreads
Resenha e Comentários: Mamãe me deixou de castigo no fds do feriado. "Sem computador até segunda". Ainda bem que há outras coisas para fazer e resolvi terminar de ler o livro que estou lendo há um tempão.
Ok... e o livro?
Emma Morley e Dexter Mayhew se conhecem no último dia de faculdade, na formatura e acabam dormindo juntos. Ambos tem 22 anos e não tem perspectiva do que fazer agora que os estudos terminaram. Permaneciam com a pergunta: O que vou fazer amanhã? Era o dia de São Swithin e, segundo Dexter, um mesmo acontecimento do dia aconteceria pelos próximos 20 anos na mesma data.
Nos envolvemos na vida dos dois, os altos e baixos, os reencontros, a amizade que permanece e o sentimento de querer o outro sempre do seu lado.
O livro vai sendo narrado pelos dois personagens durante cada ano na mesma data: 15 de julho. É separado em 5 partes em que compreendem alguns anos com trechos de algum livro. Primeiro Charles Dickens e depois Thomas Hardy. Há citações de outros livros clássicos da literatura inglesa.
Um dos livros favoritos de Emma é " O morro dos ventos uivantes", acho que a história do livro acabou parecendo um pouco com a vida dela.
As indecisões, as desilusões, os relacionamentos mal sucedidos, seu desejo de mudar o mundo, as disputas e as brigas... e também a separação, mas há o reencontro depois... as viagens... ^^ tanto lugar lindo e legal que o Dexter foi... uuff... suspirando daqui.
Mesmo que o livro seja contado por anos, não ficamos perdidos nos acontecimentos, sempre falam de algo importante que precisamos saber.
O livro é realmente muito bom, se quiser passar alguma raiva, claro. Brincadeiriinha... Ele é bom e te faz pensar: "Como será depois da faculdade? Conseguirei um emprego na minha área? Ficarei nele minha vida toda? Sem mudanças? É realmente o que quero?"

ee... David Nicholls ainda quero te matar!! =)

                                                          Trechos do Livro


" "Seu arrogante, convencido..."
Quatro, cinco, seis...
"E sua mulher imbecil, imbecil por gostar dele, imbecil por achar que ele gostava..."
Sete, oito, nove...
"Ele está se agitando, acho melhor soltar e fazer uma piada, fazer disso uma piada..." " pg. 104

"Emma sempre invejou essas pessoas que falam tudo o que passa pela cabeça, que dizem o que sentem sem se importar com as convenções sociais. Nunca conseguiu agir dessa forma, mas agora sentia um palavrão se formando nos lábios." pg. 268



2 comentários:

  1. Eu gosto da capa desse livro e acho a sinopse interessante ;)
    Gostei da sua resenha e me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!